Erros em DWG

Problemas DWG

Qual a causa dos problemas de importação de DWG?

O formato DWG é exclusivo da Autodesk, que por sua vez, não tem interesse em compartilhar com o mercado como fazer a leitura e gravação neste formato. O mercado de software criou bibliotecas capazes de contornar esse problema e consegue ler e escrever no formato DWG.

O TSteel, utiliza uma dessas bibliotecas de rotinas para ler e gravar em DWG. Existem casos, em arquivos DWG mais complicados, que nossas rotinas não são capazes de fazer a leitura corretamente. Em outros casos, as rotinas nem funcionam em função da forma como outros aplicativos Autodesk já tenham sido instalados na sua máquina.

Quando o problema é no arquivo

Para descobrir se o problema é no arquivo DWG, que contém alguma entidade ou configuração que não permite a leitura, fazemos o seguinte:

  1. Crie um arquivo DWG novo, apenas com umas linhas como se fosse um GRID.
  2. Importe esse arquivo dwg simples.
  3. Se o TSteel conseguiu importar, o problema é no arquivo e não nas instalações do seu computador.
  4. Comece explodindo os blocos do seu DWG para ver se funciona.
  5. Numa segunda etapa, copie apenas as partes que te interessam para um novo arquivo DWG.
  6. Esse processo é de tentativa e erro, tem que ter paciência.

Quando o problema não é no arquivo, mas sim no computador

Existem casos onde as rotinas de importação e exportação do DWG não funcionam. Isso depende das configurações e DLLs existentes no computador. Para contornar este problema, disponibilizamos um programa alternativo para fazer esse link com os arquivos DWG, o TsDWG.

Como instalar o TsDwg

Siga os seguintes passos:

  1. Faça um download do arquivo ZIP com o programa neste link
  2. Descompacte o arquivo dentro do diretório C:\Techsteel. Após descompactar, deve existir o diretório C:\Techsteel\TsDWG
  3. Rode o instalador (Setup.EXE) dentro do diretório criado TsDWG.
  4. O programa vai instalar e colocar um atalho na sua tela inicial.

Como usar o TsDWG

Quando o TSteel precisar importar ou exportar um arquivo DWG, e descobrir que existe um TsDWG instalado na máquina ( através da existência do diretório TsDWG que criamos ), vai fazer estas operações utilizando o TsDWG.

Para que o TsDWG funcione na importação ou exportação, ele precisa estar rodando. Ou seja, abra o programa antes de qualquer importação ou exportação de DWG.