Seleção de pontos

Como achar os pontos corretos

Para ser capaz de modelar é necessário saber encontrar e selecionar os pontos corretos, que vão servir para definir colunas, vigas, contorno de chapas, etc. A melhor maneira de entender é vendo o vídeo abaixo, mas antes vamos ver um pouco da teoria.

Encontrar pontos a partir do Grid ou de peças existentes

Existem duas categorias de pontos:

  1. Pontos de eixo (Axis points). Estes pontos são aqueles que o usuário usa para definir uma peça, como por exemplo o ponto inicial e final de uma viga. Eles são sinalizados com um retângulo amarelo.
  2. Pontos Genéricos, são os pontos formados pelas arestas dos sólidos.

O tipo de ponto que o TSteel 3D procura depende das opções que estão ligadas. Você vai achar, na barra inferior os botões que definem e ajudam você durante o processo de escolha de pontos. Os tipos, são:

  • IN – Interseção entre eixos ou arestas
  • EN – (End Point) Ponto inicial ou final de uma aresta/eixo
  • PE – Perpendicular. É o ponto que pertence a uma linha e é perpendicular ao ponto selecionado anteriormente.
  • MD – (MID) Ponto médio de uma aresta ou eixo
  • PT – (Point) Ponto de construção (ou auxiliar)
  • CT – (Center Point) Ponto de centro de um círculo
  • SP – (Special Point) Pontos especiais
  • QD – Quadrante de um círculo
  • NE – (Nearest) Ponto mais próximo da posição do mouse e que pertence à linha ou eixo.
  • ALL – Liga todos os tipo de pontos
  • CLR – (Clear) Desliga todos os tipos de ponto

Existem também as opções:

  • ORTHO – Os pontos selecionados serão ortogonais (orientação eixo X,Y) em relação ao ponto anterior
  • AXIS – (F4) Liga ou desliga a seleção de pontos de eixo
  • PTOS – (F5) Liga ou desliga a seleção de pontos genéricos

Definir pontos a partir de deslocamentos X,Y,Z

Se você já possui um ponto de referência e precisa encontrar outro ponto usando distâncias, o TSteel 3D encontra estes pontos para você.

Selecionado o primeiro ponto, basta digitar os deslocamentos (vai abrir uma janela de deslocamentos automática) que deseja e pressionar enter. Pronto!

Definindo o tipo imediato de “snap” que você precisa

Algumas vezes, durante a construção ou consulta você precisa que o TSteel 3D selecione um determinado tipo de ponto. Basta você clicar no tipo de ponto na barra de status pressionando o SHIFT. O ponto ficara marcado em azul, mostrando que ele vai considerar apenas aquela tipologia no próximo ponto.