Baixar os custos de projeto não é uma tarefa simples. Vamos começar relacionando as categorias de custo:
Custo da mão de obra
Custo da licença de software
Custos administrativos indiretos (instalações, máquinas, etc…)
Custos de improdutividade
Falta de informação e pendências que impede o andamento do projeto
Revisões de projeto, retrabalhos
O processo de estimar os custos para execução do projeto é uma tarefa que exige experiência, envolve uma previsão de horas e recursos necessários. Normalmente os escritórios possuem alguma forma de gerenciamento dos custos e procuram criar registros de custos por tipologia de obra. Estes custos unitários são muito úteis para balizamento, conferência de preços na hora de determinar o orçamento.
Este é o maior componente de custo na execução do projeto e mais difícil de estimar. Uma mão de obra inexperiente ou desmotivada gera custos de retrabalhos, além de atrasos e desgastes. Gerenciamento é tudo, um bom gerente de projetos deve tirar o melhor da equipe e multiplicar sua eficiência, além acompanhar todos os custos e comparar com a linha de base fixada no orçamento.
Uma forma de reduzir o custo médio de projeto é ter sempre diversos níveis de profissionais em treinamento, de forma que os mais preparados e mais caros não gastem seu tempo com serviços mais simples. Veja nossos de treinamentos.
Reduzir o custo de mão de obra do projeto pulando etapas importantes do projeto como a verificação é comprovadamente um grande engano. O custo imediato abaixa, mas cria-se um passivo de curto prazo por conta de erros, reclamações e retrabalho.
Para as fábricas, terceirizar o projeto de estrutura metálica é sem dúvida uma forma de reduzir custos. Escolher o escritório de projeto mais barato, no entanto, nem sempre significa economia.
Muita atenção para questão de licenciamento de software. Contratar detalhamento de terceiros sem verificar se possuem as licenças de software tem sido uma dor de cabeça muito grande para as fábricas. As empresas de software tem estado atentas e as multas são pesadas.
Existem algumas alternativas de software para projeto de estrutura metálica e detalhamento, quase todos internacionais com custos altos e influenciados pelo câmbio. Em alguns casos, o custo de licenciamento supera o custo da mão de obra, o que pode tornar a atividade de projeto inviável financeiramente.
Nem sempre os escritórios possuem alternativas, pois as fábricas exigem os softwares que adotaram como padrão interno. Como então baixar o custo de projeto quando se precisa ter o custo de licenciamento? Desenvolvemos uma ferramenta, o TSteel 3D que faz a modelagem 3D completa das estruturas e depois exporta para os softwares das fábricas. Dependendo do tipo de modelagem que você precisa, usar um dos softwares internacionais é um desperdício de recursos.
Economizamos no custo da licença da seguintes forma:
Para cada licença do cliente, trabalhamos com 3 ou 4 licenças TSteel no mesmo modelo;
Com menos licenças Tekla necessárias, dividimos o custo em3 ou 4 vezes;
Podemos compartilhar modelos no TSteel com clientes para aprovação, protegidos com senha se necessário (uma ferramenta que o TSteel possui, mas o Tekla não);
Geramos projetos conceituais e oriundos do cálculo sem custo adicional de licenças.
Aprenda mais sobre o TSteel 3D e como ele é uma ferramenta poderosa para reduzir os custos de projeto e detalhamento de estrutura metálica.